Confira os números do primeiro clean-up da Orla do Guaíba

Voluntários recolheram resíduos e entregaram a uma cooperativa para reciclagem


Foi Lindo! De forma inédita, a Orla do Guaíba reuniu dezenas de pessoas para retirar itens descartados incorretamente no Trecho 1. O clean-up (mutirão de limpeza) ocorreu na última terça-feira, 5/4, e contou com voluntários da universidade UniRitter e da ONG Lixo Zero. Ao todo, foram recolhidos quase 70 quilos de resíduos das margens do lago e da área de lazer do Parque Jaime Lerner. 


Em uma tarde com sol birlhando e temperatura agradável, parceiros do projeto esbanjaram motivação e, com sorriso no rosto, retiraram objetos como calçados, roupas, vidros, luvas, talheres, entre outros. 


No final, durante o processo de separação e pesagem, foram recolhido exatamente 67,7 kg. Desse número, 5,2 kg são produtos recicláveis e foram encaminhados à cooperativa Centro de Triagem Vila Pinto, localizada no bairro Bom Jesus, zona leste da Capital. 


Já os outros 62,5 kg, identificados como rejeitos (madeira, produtos têxteis, borracha e outros), seguiram para o aterro sanitário, através do serviço de limpeza urbana de Porto Alegre. ​

Sobre o clean-up


Trata-se de uma atividade socioeducativa com intuito de mostrar os impactos danosos ao meio ambiente causados pelo descarte incorreto de resíduos e rejeitos. A ação une pessoas de forma voluntária para conscientizar sobre os hábitos de consumo e descarte, apresentar de forma educatva os tipos de materiais que podem ser reciclados e aqueles que devem ir para o aterro sanitário.


Cada mutirão é uma oportunidade única de trabalhar em equipe construindo uma geração preocupada com a sustentabilidade do planeta. 

Lançamento


O clean-up foi o ponta pé inicial para o lançamento do programa Recicla Guaíba, o primeiro da história da Orla com foco em sustentabilidade contínua. Serão instalados pontos de entrega voluntária, fixos e móveis, ao longo do Trecho 1, além de outras ações de conscientização sobre o descarte correto de resíduos.